quinta-feira, junho 07, 2007

Beatles Revisited

Você já deve ter ouvido falar por aí que o disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", clássico-mor dos Beatles e um dos melhores da música pop em todos os tempos, completou no último 1º de julho, 40 anos de idade. Aproveitando a efeméride, a BBC Radio 2 resolveu convidar bandas contemporâneas para regravar o álbum utilizando os mesmos equipamentos que os fab four usaram na época, inclusive gravando em apenas quatro canais com o mesmo técnico de som do original. O propósito ($$) de tal projeto eu realmente não saquei ainda.
Entre as bandas participantes estão gente como Magic Numbers, Kaiser Chiefs, Stereophonics e Bryan Adams (!?). Além do disco em si (que deve ser lançado no segundo semestre), será produzido um especial para o rádio, a tv e um documentário. A primeira parte do especial foi ao ar na Inglaterra no último dia 6 com sete artistas apresentando as seguintes músicas.
.
Bryan Adams - "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band"
Kaiser Chiefs - "Getting Better"
Razorlight - "With A Little Help From My Friends"
The Fray - "Fixing A Hole"
Magic Numbers - "She’s Leaving Home"
Travis - "Lovely Rita"
Stereophonics - "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)"
.
Desses artistas, com certeza, quem teve a tarefa mais ingrata foi o Magic Numbers, pois reproduzir o vocal original do velho Macca nesta música é realmente impossível. Sem falar na orquestração e melodia sensacional desta que, na minha humilde opinião, é a melhor música do disco. Enfim, é um clássico e mexer com clássico é sempre perigoso. A banda não decepcionou mas não chega nem a um décimo perto do original. Os "menos piores" dessa primeira parte foram os Kaiser Chiefs e os Stereophonics (cuja música se encaixa perfeitamente no estilo da banda).
.
Kaiser Chiefs - "Getting Better"
.
Stereophonics - "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)"
.
Agora é esperar a segunda parte do especial que deve ir ao ar neste sábado por volta das 21h (de Brasília) e, dizem, terá ainda Killers, Fratellis e Oasis. O que chama mais a atenção é que anda rolando um boato dizendo que o Oasis regravou a indiana-psicodélica "Within You Without You". Promete ser, no mínimo, curioso.
O primeiro pacote de músicas pode ser baixado aqui.

Marcadores: , ,