terça-feira, fevereiro 20, 2007

England Rocks!

.
Que a Inglaterra é o país mais roqueiro do mundo ninguém duvida. Afinal, eles têm as maiores e melhores bandas, os melhores festivais, as melhores rádios e talvez o povo mais apaixonado pelo estilo no mundo. Se você tem uma banda de rock e quer ficar mundialmente famoso: vá para a Inglaterra!
Até aí, nenhuma novidade. O que me espanta é que um país tão desenvolvido (está no top 5 das maiores economias do mundo) e que recebe milhões de turistas por ano (mesmo que não tenha lá tantos pontos turísticos quanto o Brasil, supera, sem muito esforço, o número de visitantes que vêm para cá, por exemplo) não tenha se atentado para o poder turístico do rock para a ilha. Basta fazer uma rápida pesquisa durante os festivais de verão para saber que muita gente sai de países vizinhos, ou até mesmo de países distantes como o Brasil para curtirem as centenas de bandas que se apresentam em festivais como Glastonbury e Reading, para ficar apenas nos dois mais famosos.
Isso, é claro, sem falar nos roqueiros do mundo inteiro que fazem peregrinação aos lendários estúdios Abbey Road em Londres ou à Liverpool tentando compartilhar um pouco de lugares que fizeram parte da vida de uma certa banda de quatro rapazes.
Pois parece que só agora os britânicos se atentaram para esta veia turística do rock e resolveram explorar isso de forma séria. É que a agência VisitBritain começou a fazer o mapa do rock britânico. A exemplo do que já acontece há tempos com escritores famosos, partir de agora quem visitar a terra da rainha terá como opção de pacote turístico o passeio por lugares que ficaram mundialmente famosos por causa de roqueiros, capas de discos, músicas etc. Se antes você já podia visitar lugares como a casa onde Oscar Wilde ou Shakespeare moraram, ou então onde Jack o Estripador matou suas vítimas, agora você poderá visitar a casa em que John Lennon morou na adolescência, ou então o apartamento que Jimi Hendrix viveu e morreu em Londres. No site England Rocks dá para saber exatamente onde fica tal lugar, que tipo de ônibus pegar e até um pouco da história do local.
No total são quase duzentas placas indicativas direcionando o turista a lugares clássicos do rock por todo o Reino Unido.
Abaixo alguns deles:
.
Abbey Road, Londres - todo roqueiro que se preze tem que dar uma passadinha por lá. Ddá para ir aos famosos estúdios onde os Beatles gravaram seus clássicos e tentar recriar a famosa foto na faixa de pedestres.
.
Berwick Street , Londres – Foi aqui que foi tirada a foto do clássico "What’s The Story (Morning Glory)", segundo disco do Oasis.
.
Pentonville Prision, Londres – foi aqui que Pete Doherty foi mandado inúmeras vezes depois de ser pego pela polícia usando drogas
.
Marc Bolan estourou seu carro neste local, em Bernes, e morreu na hora. A árvore onde ele bateu se tornou “o point” para fãs do T-Rex prestarem suas homenagens ao vocalista.
.
Waterloo Bridge, Londres – Ray Davies estava olhando para o pôr do sol nesta ponte quando escreveu “Waterllo Sunset”, clássico dos Kinks.
.
Salford Lads Club, Manchester – Foi aqui que foi tirada a famosa foto dos Smiths que ilustra o álbum “The Queen is Dead”.