terça-feira, janeiro 31, 2006

E o Oscar (pode ir) para...

Saiu nessa terça-feira, 31 de janeiro, a lista de indicados ao maior prêmio do cinema americano: o Oscar, que terá sua septuagésima oitava edição na noite de 5 de março no Kodak Theatre, em Hollywood. Não, eu não vou colocar aqui a lista inteira, porque não é pra isso que esse post serve, e sim, vou falar bem, falar mal... não importa. Vou falar de Oscar!
Nesse ano, o filme que lidera as indicações é Brokeback Mountain, que conta a história do relacionamento homossexual entre dois caubóis americanos. Teve 8 indicações, entre elas melhor filme, melhor ator, melhor diretor e ator e atriz coadjuvantes. Parece barbada, levando em conta que o longa vem ganhando tudo o que vê pela frente (perdeu apenas o prêmio do Sindicato dos Atores, que preferiu dar o prêmio para Crash).
O filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, O Jardineiro Fiel, recebeu quatro indicações, sendo elas atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor montagem e melhor trilha sonora original. Sinceramente eu esperava que o filme ainda fosse indicado a melhor filme e melhor direção, pois tinha recebido as indicações ao Globo de Ouro. Muuusss...
Barbadas por barbadas, Philip Seymour Hoffman deve levar o careca dourado pelo seu (segundo dizem) impressionante desempenho em Capote, onde ele deu vida ao jornalista Truman Capote. O mesmo pode se dizer de Resse Witherspoon e sua June Carter em Walk the Line (os dois levaram o Globo de Ouro por seus trabalhos). Na direção, Ang Lee deve levar, sem falsa modéstia, por Brokeback Mountain, apesar de estar concorrendo com Steven Spielberg, por seu ótimo trabalho em Munique, e um surpreendente George Clooney (?!) por Boa Noite e Boa Sorte. Mas, Lee levou o Globo de Ouro e o prêmio do BAFTA. Aqueles que esperavam sinceramente ver Dois Filhos de Francisco concorrendo a filme estrangeiro, decepcionaram-se. Nessa categoria, o filme palestino Paradise Now deve levar a glória.
A grande ausência na lista foi a do filme de Robert Rodriguez, Sin City. Sim, o filme não levou nenhuma indicação, e eu aqui no meu canto achava que o filme deveria ser um indicado certo em pelo menos quatro categorias: melhor roteiro adaptado (a adaptação foi impecável, não se pode negar), melhor direção de arte, melhor maquiagem (os atores “viraram” os personagens, literalmente), e melhor fotografia (pra quem viu, não precisa nem falar né? Agora, deram uma indicação pra Batman Begins nessa categoria...). Realmente, vai entender o que se passa na cabeça desse povo da academia.
Agora, o que resta a nós, meros mortais, é esperar, assistir e torcer. A festa será transmitida pela TV ao vivo, pelo canal pago TNT e pelo E! . não sei ao certo mas parece que a Globo também vai transmitir.
.
____________________
.
Alguns indicados
.
Melhor Filme
.
Boa Noite e Boa Sorte
Capote
Crash
Munique
O Segredo de Brokeback Mountain
.
Melhor Ator
.
David Strathairn, Boa Noite e Boa Sorte
Heath Ledger, O Segredo de Brokeback Mountain
Joaquin Phoenix, Johnny e June
Philip Seymour Hoffman, Capote
Terrence Howard, Ritmo de um Sonho
.
Melhor Ator Coadjuvante
.
George Clooney, Syriana
Jake Gyllenhaal, O Segredo de Brokeback Mountain
Matt Dillon, Crash
Paul Giamatti, A Luta pela Esperança
William Hurt, Marcas da Violência
.
Melhor Atriz
.
Charlize Theron, Terra Fria
Felicity Huffman, Transamérica
Judi Dench, Sra. Henderson Apresenta
Keira Knightley, Orgulho e Preconceito
Reese Whiterspoon, Johnny e June
.
Melhor Atriz Coadjuvante
.
Amy Adams, Junebug
Catherine Keener, Capote
Frances McDormand, Terra Fria
Michelle Williams, O Segredo de Brokeback Mountain
Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel
.
Melhor Direção
.
Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain
Bennett Miller, Capote
George Clooney, Boa Noite e Boa Sorte
Paul Haggis, Crash
Steven Spielberg, Munique
.
Melhor Filme Estrangeiro *
.
Don`t Tell (Itália)
Paradise Now (Palestina)
Merry Christmas ou Joyeux Noël (França)
Sophie Scholl - The Final Days (Alemanha)
Tsotsi (África do Sul)
.
por Rodrigo Olivato
.
______________________
.
* Old Boy não ter sido indicado a nada é muuuuita mancada. Não sei se o filme é de 2005 ou 2004. Não interessa! É o melhor filme do ano, da década, do milênio, da história do cinema... ah, sei lá... só sei que é muito foda. Só prova que os caras que fazem o Oscar não entendem nada de cinema! Bando de véio esclerosado!

4 Comments:

At 1/31/2006 11:06 PM, Anonymous Anônimo said...

eu não acredito mais no Oscar... e concordo que Sin City merecia estar na lista!

 
At 1/31/2006 11:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Já q vc, Cadu, mencionou a injustiça a Old Boy, vai morrer de ódio é agora com a notícia q eu vou te dar... sabia q vão fazer um remake americano do filme? Sim, pasme.
Quero aqui tbm deixar claro a minha revolta pelo fato de que, dos 5 filmes q concorrem ao Oscar de melhor filme, apenas 2 estão em exibição aqui na Terra Brasilis...

 
At 2/01/2006 2:39 AM, Anonymous Anônimo said...

A Globo transmitir... Que alegria ¬¬
Seria melhor se fosse pelo SBT...
Acho que o grande premiado vai ser o filme dos Cowboys homosexuais... :o

 
At 2/02/2006 11:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Descobri finalmente pq é q Old Boy não foi indicado a nada. O filme é de 2003. Taí.

 

Postar um comentário

<< Home