terça-feira, setembro 19, 2006

The Grey Album

O Danger Mouse, hoje cabeça do Gnarls Barkley, fez em 2004 um álbum que causou frisson no meio musical. Não apenas porque o tal álbum era excelente mas também porque subverteu todo o conceito de direito autoral. O cara simplesmente pegou a parte instrumental do 'White Album' dos Beatles e mixou com os vocais do 'Black Album' do rapper Jay-Z. O resultado: 'The Grey Album'.
Na época o cara fez apenas algumas cópias em vinil e começou a vender em pequenas lojas. O disco logo começou a ir de mão em mão e foi parar na internet. Daí para a imprensa começar a hypar não demorou muito. O problema é que o Danger Mouse fez o disco em casa, só de zueira, e não pediu autorização para usar música nem do Jay-Z e nem dos Beatles. Os donos de direitos autorais dos Beatles proibiram lojas de comercializar os discos, ameaçaram processar Danger Mouse e quem baixasse os discos na internet. Claro que nada disso deu certo. O disco foi baixado milhões de vezes e o DJ Danger Mouse entrou para história recente da música por ter feito um dos discos mais ousados e polêmicos deste século, virou produtor respeitado (produziu o último disco do Gorilaz, por exemplo), montou o Gnarls Barkley, criou o megahit 'Crazy', zuou o disco da Paris Hilton e continua bombando. Onde esse cara vai parar, ninguém sabe.
Procurando no, god bless, youtube achei um vídeo que foi feito para promover o 'Grey Album'. Ficou bacana. Fizeram um lance de imagens muito legal, tipo o Ringo Starr atacando de DJ e o John Lennon dançando... break! Saca só.
.
.
Aproveitando essa onda de mushup de músicas, vai aí outro que achei no santificado youtube. Dessa vez Jackson 5 + Oasis. Fuckin' great.
.