quarta-feira, agosto 16, 2006

Filmes Caseiros

Você já fez um filme caseiro? Tipo pegar uma câmera e filmar qualquer coisa? Hoje em dia isso tá cada vez mais fácil. Qualquer celular vagabundo já vem com câmera embutida. Agora, imagina como devia ser brincar de cineasta lá nos longínquos anos 80. Não era qualquer um que tinha uma câmera em casa. No Brasil então, só se seu pai mexesse com cinema ou tivesse grana para comprar uma importada.
Eu confesso que já fiz um filme de... terror. Lembro que era para um trabalho na escola tipo na 7ª ou 8ª série. Tinha um amigo burguês que (já naquela época) tinha uma câmera digital. Lembro que eu morria esfaqueado na cozinha enquanto preparava um cachorro-quente. Tosco. Nem sei por onde anda essa fita, e nem por onde anda meu amigo que simplismente desapareceu.
Bom, o negócio é que tem um cara chamado Lightfield Lewis que está fazendo um filme sobre... fazer filmes, sacou? E o cara realmente tem a manha. Ele é nada mais nada menos que irmão da Juliette Lewis. Lembra dela? Ela ficou famosa depois de fazer o (sensacional) filme "Natural Born Killers" (Assassinos por Natureza) do Oliver Stone. Fez vários filmes e acho que até chegou a ser indicada ao Oscar. Mas ela sempre foi meio "esquisita" em Hollywood. Desde pequena já apreciava certas coisas ilícitas etc e tal. O fato é que ela sempre gostou de música e em 2003 resolveu montar sua banda chamada Juliette and The Licks. A banda é legalzinha segue o estilo hard rock clássico meio anos 80. Pauleira. Já lançaram um disco, já abriram para o Motorhead e estão preparando o segundo disco que vai contar com participação especial do Dave Grohl, aquele. Juliette adota o estilo "bitch" em cima do palco. Já foi chamada de "o Iggy Pop de saias". Ela não é fácil.
.
Juliette Lewis: antes e depois do rock
.
Então, voltando à história do filme do irmão dela. O cara tá preparando esse filme chamado Lightfield's Home Video que, pelo que eu entendi, vai ser tipo um documentário que vai conter cenas de alguns filmes caseiros feitos antes da fama por gente do naipe de Cuba Gooding Jr., Giovanni Ribisi, do cantor Beck, além é claro dos próprios irmãos Lewis. O filme é produzido pelo hypado Gus Van Sant ("Elefant", "Last Days"). Parece que vai ser, no mínimo, engraçado. Já vi alguns trechos e ora parece tosco (como o filme em que Lightfield toma um fora da namorada e começa a tentar atrapalhar o encontro dela com o seu "rival") ora parece arquivo histórico interessante (como o vídeo do Beck, ainda molequinho, pagando uma de punk com um amigo na sala de casa). Saca só o trailer.
.

.
Links
.
*Juliette and The Licks
Site Oficial
Myspace
.
*Lightfield's Home Video
Myspace