sexta-feira, agosto 11, 2006

Ah, essas crianças...

Muita gente que é famosa hoje em dia começou na carreira bem cedo. Às vezes antes mesmo de surgirem as primeiras espinhas na cara. Gente tipo Britney Spears, Christina Aguilera, Sandy & Júnior, tá ligado? O problema é que essas pessoas eram simples joguetes nas mãos de seus pais que queriam faturar com o "talento" de seus bambinos. O pior de tudo é que virou moda fazer concursos de "talentos mirins" etc e tal. Basta ligar a tv domingo a tarde para se deparar com programas bizarros fazendo dinheiro com quadros tipo 'Mini RDB' ou, pasmem, 'Mini Calypso'!!!
Por outro lado existem criancinhas muito mais interessadas em ouvir e fazer música de verdade. Gente tipo o Smoosh.
O Smoosh é uma banda de Seattle, a terra do Nirvana, formada por duas irmãs: Asya e Chloe. Uma na batera, a outra nos teclados. Detalhe: uma tem 14 e a outra 12 anos! E fazem pop da melhor qualidade. E o melhor de tudo: elas fazem as próprias músicas. Nada de coisa fabricada. Elas sabem tocar e tocam por que gostam.
As meninas despertaram o interesse pela música quando elas foram acompanhar o pai até uma loja de instrumentos. O velho tinha ido mandar consertar um violino, e enquanto ficava de papo com o cara da loja uma das meninas viu um kit de bateria e se apaixonou na hora. Insistiu tanto para o pai comprar o instrumento que o dono da loja (músico) disse que só venderia o kit se o pai aceitasse que a menina tivesse aulas com ele. O pai, por sua vez, disse que só fecharia negócio se ele aceitasse dar aulas para as duas meninas. O cara topou.
Trato feito, as meninas começaram a ter aulas. Depois de um tempo Asya começou a cantar e se arriscar nos teclados e logo logo elas começaram a fazer as próprias músicas. Tudo, é claro, baseado no mundinho de meninas de suas respectivas idades. Tipo garotos da escola, festinhas com as amigas etc.
Gravaram um cd. Se não me engano já estão no segundo ou terceiro disco e já abriram shows para Death Cab for Cutie e Pearl Jam, é mole?
De novo: elas não têm nem 15 anos ainda!
Procura aí na net as faixas (acho que são do 1º disco) It's Cold, Rad (rap-pop delicioso) e a 'vinheta' The Quack.
Dá um confere nas meninas tocando a música Find A Way do disco novo num talk show dos States. Repara: nada de bundinha ou playback.
Myspace
.

.
Outra banda junior é o The Muldoons. Esses moleques são danados. A história é a seguinte: o pai deles, Brian Muldoon, já era amigo e vizinho do Jack White desde muito antes de ele formar o White Stripes e vender milhões de discos. Brian e Jack sempre faziam umas jam sessions na casa do amigo. Jack na guitarra, Brian nas baquetas. Pois bem, Jack ganhou o mundo e Brian ficou na mesma. Teve filhos e, aficionado por rock, tratou logo de doutrinar o gosto musical dos moleques.
Até que um belo dia Jack volta a Detroit e resolve fazer uma visitinha ao velho amigo. Eis então que se surpreende com os dois pentelhos fazendo um som dos infernos na sala de casa. Jack na hora se propôs a produzir uma demo com as músicas dos moleques. Como se já não fosse demais, ele convidou Hunter, 12, e Shane, 9 (!) para abrir um dos shows de sua nova banda The Raconteurs no gigante Irving Plaza. De lá pra cá a imprensa americana começou a falar dos pirralhos e eles devem lançar um disco no começo do próximo ano. O melhor de tudo é que os moleques fazem rock a lá Iggy Pop, MC5 e White Stripes.
.

Shane Muldoon: o filho do capeta!

Hunter Muldoon, o irmão mais velho, tem outra banda (onde é o baterista) chamada The Smashed Windows. Mas o que chama atenção no The Muldoons é o irmão menor, Shane Muldoon. O moleque é insano. Enquanto o pai dita o ritmo na bateria e o irmão dá aquela força nos backing volcals e toca guitarra, Shane é o vocalista e escreve todas as letras da banda, além de se arriscar na guitarra de vez em quando. As letras por sinal falam de assuntos comuns para um garoto de 9 anos tipo roubar o Cadillac do pai pra dar uma volta ("Driver's License"). Dizem que o moleque é o novo Iggy Pop. Ele não pára um minuto. Diz que quando abriram para o Raconteurs ele até arriscou um stage diving. Esse moleque ainda vai dar trabalho. Dá uma olhada num trecho deles abrindo para Jack White e companhia. Tirem as crianças da frente do computador!

Myspace

Tchau.