terça-feira, maio 22, 2007

Tarantino é o último grande gênio do cinema?

Primeiro tenho que perguntar outra coisa. Você já viu a capa da revista Bizz deste mês? Tudo bem que é uma idéia meio requentada, mas que ficou interessante... isso ficou. Não pela imagem em si mas pelos personagens ali dispostos. Eu consegui identificar os irmãos Baptista, Rita Lee, Caetano, Gil, Ronnie Von, o Tremendão, Jorge Ben e Rogério Duprat. Confesso que fiquei tentado a ler a revista só pra saber que raios Grande Otelo e a Mônica estão fazendo ali. Quero saber como eles vão relacionar o Sgt. Peppers com esses personagens.
.

.
Agora vamos ao objetivo deste post. O vídeo abaixo é uma prova de como uma câmera na mão, uma idéia na cabeça e uma dose cavalar de nerdice podem fazer um filme simples e ao mesmo tempo sensacional. Simplicidade com complexidade se é que você me entende.
Estrelado por Seu Jorge e pelo fodaço Selton Mello, "Tarantino's Mind" é uma viagem tosca na mente de um dos diretores mais toscos e bizarros (nem por isso menos genial) dos últimos tempos. Ambos filosofam acerca de uma tese Tarantinesca que tenta provar que todos os pesonagens já criados pela mente insana do diretor estão diretamente ligados entre si.
A divagação é tamanha que a conversa rende conclusões interessantíssimas sobre assuntos que vão da origem de "Like a Virgin" da Madonna até as causas da guerra na Sérvia. Tudo, é claro, com uma esquizofrenia eloquentemente cômica digna de Woody Allen. No fim, de certa forma, tudo faz sentido. Genial.




.
Já que o assunto é cinema dá uma olhada nesse vídeo que alguém fez da melancólica "My Body Is A Cage", música do disco novo do Arcade Fire. A pessoa que fez isso também poderia ser considerado um gênio por ter a capacidade de fazer com que música e imagem se encaixem perfeitamente.
No vídeo em questão, a música do Arcade Fire é usada como pano de fundo de algumas imagens do filme "Era uma vez no Oeste", de Sergio Lenoe, clássico do western spaghetti. Parece até que um foi feito para outro. Arcade Fire versão Ennio Morricone, brotha.
.

Marcadores: , , , , ,

sábado, maio 19, 2007

Músicas para fazer a cabeça

Neste post vou fazer um apanhado de algumas músicas que não me deixam em paz (no bom sentido) ultimamente.
.
* Para começar eu vou falar de Candie Payne. Descobri ela, por acaso, há pouco mais de uma semana surfando no youtube. Na ocasião, encontrei uma apresentação dela no programa do Jools Holland e foi amor à primeira vista. Ela é uma cantora de Liverpool (terra de você sabe quem...) tem 24 anos e é da mesma turma do pessoal do The Coral, The Zutons e The Stands. Por falar em The Zutons, ela é a irmã de Howie Payne, baterista da banda.
Aos quatro anos ela se mudou para Nova York e foi lá que começou a ter contato com a obra de gente como Billie Holliday e Frank Sinatra, por exemplo. Quando voltou para a Inglaterra (apesar de já sentir um gostinho pela música) ela não sabia direito o que ia fazer da vida. Resolveu estudar moda e ver no que dava. O problema é que nessa época, influenciada pelos irmãos, ela começou a se ligar em artistas diversos tais como Nirvana, The Who e Sly and The Family Stone para se ter uma idéia. Foi aí que sentiu que era na música que devia se jogar de cabeça.
Depois de participar de várias bandas resolveu se lançar como cantora solo e fazer o seu próprio disco. Resultado disso é o álbum "I Wish I Could Have Loved You More" que sai no próximo dia 21. Pelo que deu para notar até agora, o som da moça é uma mistura de psicodelia dos 60's e uma melancolia pândega à la Serge Gainsbourg cortada por uma voz doce. Tudo isso rodeado por um clima meio James Bond. Deu pra entender?
Dá uma olhada.
.
Candie Payne - "I Wish I Could Have Loved You More"


.
* Ultimamente tenho me ligado muito nas coisas que o Cansei de Ser Sexy vem fazendo. Principalmente nas covers. É interessante notar a evolução do grupo após a "explosão mundial". Eles passaram de uma 'banda-tosca-ruim' para uma 'banda-tosca que sabe exatamente o que faz'. Não há como negar que eles estão em ascendência musical. Mas o que vai mostrar isso melhor é o segundo disco.
Enquanto o novo álbum não vem, eles vão fazendo remixes e versões por aí. Abaixo algumas boas que eu me deparei recentemente.
.
* Lily Allen - "Alfie (CSS Remix)"
Remix feito para a música fofinha que a Lily Allen fez para o irmãozinho. De pop assobiável a música virou um electro com a marca CSS.
.


.
* CSS - "Pretend We're Dead (L7 Cover)"
Se a música original já era boa, imagina a versão pista de dança. Até a Donita Sparks, líder do L7 tá pagando pau para a versão do CSS.
.


.
* CSS - "The Sweet Way of Control"
O CSS foi no programa Live Lounge da BBC Radio 1 e mandou um cover de "Standing in the Way of Control" do The Gossip. Antes, aproveitando que eles vão abrir alguns shows da Gwen Stephanie, eles fizeram uma curta introdução com "The Sweet Scape" da loira.
.


.
* 1990s - "Super Legal (feat. Lovefoxx)"
Música (citada no post anterior) que o 1990s fez na sua passagem pelo Brasil no ano passado tendo a participação da Lovefoxx no vocal (e tentando imitar uma cuíca) e Nereu (do Trio Mocotó) tocando pandeiro.
.

Marcadores: , , , , , ,

sábado, maio 12, 2007

My Generation

Um dos discos mais legais de 2007 é o que a banda 1990s ainda nem lançou. "Cookies" só começa a ser vendido (lá fora) a partir de segunda-feira mas já é possível encontrá-lo a torto e a direito em blogs e redes p2p por aí há tempos. O disco é uma mistura de melodias pop à lá Beatles com batidas dançantes e guitarras ritmadas seguindo a cartilha do Franz Ferdinand.
O que chama mais atenção no disco são as letras espertas e o apelo pop que as canções possuem já que praticamente todas as músicas têm potencial para se tornarem hits instantâneos. Destaque para "You made me like it", "See You at the Lights", "Cult Status" e "You supposed to be my friend".
A ligação com o Franz Ferdinand não é a toa. Ambas as bandas são de Glasgow, na Escócia, e o vocalista do 1990s já teve uma banda com Alex Kapranos e Paul Thomson antes de eles se tornarem ferdinandos. Além disso, Michael McGaughrin, baterista do 1990s, ganhou uma singela homenagem no disco de estréia de Alex Kapranos e cia.
Parceiros de baladas em Glasgow, Kapranos escreveu a música "Michael" após ver o amigo requebrando na pista de dança. Segundo a letra, o Michael dança "like a beautiful dance whore". Sacou?
No ano passado a banda até chegou a tocar em São Paulo em um show minúsculo e também aproveitou para gravar algumas músicas com o figuraça Nereu, do Trio Mocotó. Luisa Lovefoxx, vocalista do Cansei de Ser Sexy também já gravou com a banda músicas que podem surgir como lados-b de futuros singles.
"Cookies" não chega a ter 40 minutos de duração, mas é daqueles discos que te fazem apertar o play novamente assim que termina. Músicas que grudam na cabeça e alegram qualquer festa. Seu dia fica mais feliz. Vai por mim.
.
1990s - "You made me like it"

.
E por falar em Cansei de Ser Sexy, a banda fez o seu debut no programa do Jools Holland. Transmitido pela BBC, na minha opinião, este é o melhor programa musical da tv mundial. Até rimou. Eles são a segunda banda brasileira a se apresentar no programa. Há alguns anos atrás a Nação Zumbi também tocou lá.
Neste dia, além do CSS, o programa teve ainda "só" o Bryan Ferry e Arctic Monkeys. CSS pisando forte rumo à dominação mundial.
.
CSS - "Alala"

.
E já que estamos falando na BBC, a emissora vai exibir neste mês de maio um documentário que trata do descaso que alguns idosos sofrem em asilos espalhados por toda a Inglaterra. Parece que lá (como aqui) o problema é sério. Sempre esperta, a emissora teve a idéia genial de botar os personagens do tal filme (todos com mais de 80 anos) para cantar o hino "My Generation", do The Who, a fim de divulgar o documentário. A coisa ficou tão grande que eles agora se chamam The Zimmers e os responsáveis pelo filme vão lançar a música como single para arrecadar fundos para os velhinhos.
A frase "I hope I die before I get old" toma uma conotação totalmente diferente com esse vídeo. O melhor de tudo é a vovó girando os braços na guitarra imitando o famoso gesto de Pete Towshend. E tem quebradeira no final também.
.
The Zimmers - "My Generation"

Marcadores: , , , ,